Aprenda a ter uma carteira realmente diversificada

Uma das principais regras para se ter bons resultados de investimento é ter uma carteira diversificada. Essa também é uma maneira bem eficiente de mitigar riscos e garantir estabilidade de ganhos a longo prazo.

O pulo do gato aqui é jamais colocar todo seu esforço financeiro em um único tipo de risco. Como os colegas do ramo costumam dizer “nunca coloque todos os ovos na mesma cesta”.

A estratégia mais inteligente ao montar sua carteira de investimentos baseada em diversos indexadores, assim a possibilidade de ser atingido pelas oscilações do mercado é diminuída.

O que é diversificar investimento?

Basicamente consiste em espalhar seu capital em vários ativos do mercado financeiro. Isso pode ser feito em uma ou nas duas classes de aplicação: renda fixa ou renda variável.

Como você fará sua diversificação vai depender de dois fatores: seus objetivos e o mercado.

Tenha em mente que o mercado e o cenário econômico são dois tópicos com alto grau de volatilidade. Mesmo a melhor das análises jamais preverá com 100% de certeza qual investimento disponível será o mais rentável.

Como montar uma carteira diversificada?

O primeiro passo é o autoconhecimento, você precisa conhecer seu perfil de investidor (conservador, moderado ou agressivo). Saber suas fases de vida (acumulação, rentabilização ou preservação de capital), seus recursos disponíveis, periodicidade de aplicações, e claro traçar e conhecer seus planos de curto, médio e longo prazo.

  • Perfis de investidor
    • Conservador: tolerância zero com qualquer tipo de risco;
    • Moderado: aceita um pouco de risco em vista de alta rentabilidade;
    • Agressivo: aceita a possibilidade de algumas perdas;
  • Fases de vida:
  • Acumulação: começo de vida, sem capital;
  • Rentabilização: possui capital mas a principal fonte de renda é o trabalho;
  • Preservação de capital: já possui patrimônio consolidado e quer preservá-lo.

O segundo passo é desenhar sua meta de rentabilidade e como deverá distribuir seu dinheiro entre as classes de ativos. Essa distribuição de valores poderá ser em renda fixa, ações, fundos imobiliários e até em moedas estrangeiras, tudo à seu critério.

Por último, determine em quantos ativos vai investir e escolha as melhores alternativas dentro desses grupos.

Parece difícil não é? Vamos te ajudar.

Quantos ativos preciso para diversificar minha carteira?

Esse assunto é bem polêmico e possui muitas vertentes, mas a realidade é que não há uma receita de bolo, não há uma única forma de se fazer.

O número de ativos não é um indicativo de diversidade, afinal você pode ter 6 ativos focados em um mesmo segmento, enquanto outra pessoa pode ter 3 ativos em segmentos diferentes.

Tudo vai depender do seu perfil de investidor, sua fase de vida e seus objetivos. A diversidade da carteira é construída com base nas preferências do investidor, sendo vão passar um mapa da mina.

Assim como tudo no mundo de investimentos, é necessário analisar todas as possibilidades e ver quais se encaixam melhor.

Lembre-se: informação e conhecimento são ferramentas valiosíssimas para aumentar sua rentabilidade.

Diversificar a carteira é algo realmente benéfico?

Sim! Além de benéfica é necessária para qualquer perfil de investidor.

Permanecer investindo em um mesmo segmento pode ser considerada uma estratégia arriscada, portanto, por mais que seu perfil seja conservador, não permaneça somente em um lugar.

O equilíbrio é sempre a melhor pedida, portanto busque compreender as variáveis, planeje suas ações conforme seus objetivos e tenha a rentabilidade que tanto procura.

Nós da Kokpyt podemos te ajudar, seguimos à sua disposição!

Conheça nossos simuladores
de investimento gratuitos

Simulador de carteira

O caminho mais curto entre dois pontos é uma reta. E o caminho mais curto para seus sonhos é investindo. Use nosso simulador de carteira e tenha tranquilidade para realizar o que deseja.

Comparador de fundos

A gente ainda não consegue te ajudar a escolher entre pizza ou hambúrguer, mas se você quiser comparar dois fundos de investimento fica fácil. É só clicar abaixo.

Simulador de Fundos

Tudo que você precisa saber para tomar decisões é observar os números. Com nosso simulador você terá rentabilidade histórica e outros dados que vão te ajudar a engordar seu cofrinho.

Reserva de emergência

Antes de sair por aí pedalando você precisou de rodinhas, não é? Assim é a reserva de emergência. Descubra com este simulador qual o valor ideal para a sua reserva.

Newsletter

Invista no seu futuro com mais conhecimento sobre educação financeira!
Assine nossa newsletter e aproveite a oportunidade de aprender a tomar decisões mais assertivas sobre seus investimentos.

Copyright © 2021 - Allê Robô Advisor Serviços Financeiros, Inovação e Tecnologia Ltda. - Allê Invest – Todos os direitos reservados.

Para maiores informações, dúvidas, reclamações, sugestões ou esclarecimentos, envie um email para consultoria@alleinvest.com.

Rua Dr Guilherme Bannitz, 126, 8 andar | Itaim Bibi | São Paulo | SP | CEP 04532-060

Allê Invest Consultoria é uma plataforma digital operada pela Allê Robô Advisor Serviços Financeiros, Inovação e Tecnologia Ltda. (Cnpj 36.276.804/0001-65). Todos os serviços de Consultoria de Investimentos, nos termos da CVM, são operados e de responsabilidade da ANDALUZ CONSULTORIA DE VALORES MOBILIÁRIOS LTDA., CNPJ 36.488.241/0001- 79, que exerce suas atividades também sob a marca Allê Invest e através desta plataforma tecnológica. A Robô Advisor Serviços Financeiros, Inovação e Tecnologia Ltda., por sua vez, não é uma instituição credenciada junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para prestar serviços de Consultoria de Investimentos, Assessoria de Investimentos ou de Gestão de Carteiras administradas, sendo tão somente uma plataforma digital que fornece tecnologia, facilita e intermedia a prestação de tais serviços , operando sempre através de seus parceiros devidamente regulados e licenciados. Usamos a terminologia "conta digital" para nos referir à gama de serviços de pagamentos e financeiros que oferecemos por meio de parceiros regulados. Atuamos como correspondente bancário de instituições financeiras nos termos da resolução 3.954, de 24 de fevereiro de 2011 do Banco Central do Brasil. A Allê Invest não é uma instituição financeira, somos uma instituição de pagamentos que, de acordo com as regras da circular No. 3.885 do Banco Central, ainda é dispensada de autorização prévia pelos atuais níveis de volumetria. Direta ou indiretamente, a Allê Invest oferece experiência de "conta digital" através de parcerias que viabilizam a experiência de conta digital para pessoas físicas e jurídicas por meio de contas de pagamento (com serviços idênticos às de tradicionais contas corrente, como transferências TED, DOC e PIX e boletos) e outros produtos que podem ser agregados a qualquer momento.

Open chat