O que é Inflação?

A inflação, de acordo com a causa, pode ser dividida em três grupos: de demanda, de custos e inercial

De uma forma mais conceitual, inflação é um fenômeno econômico caracterizado pela subida geral dos preços de bens e serviços acompanhado por uma diminuição do valor do dinheiro. Simplificando, a inflação ocorre quando o preço de imóveis, bens e itens de consumo se tornam sistematicamente maiores do que em períodos passados.

A grande ameaça desse fenômeno está nos rendimentos que não acompanham o aumento dos preços. Dessa forma, ocorre a perda do poder de compra, que é justamente quando o consumidor consegue comprar menos do que ele compraria antes com a mesma quantidade de dinheiro.

A inflação pode ocorrer por motivos diferentes, sendo o mais comum a inflação por demanda. Como o próprio nome já diz, os preços sobem quando a demanda é maior que a oferta. Sendo assim, ela ocorre quando os vendedores não conseguem suprir a demanda total de consumo com sua capacidade instalada atual. Se a inflação ocorrer em insumos de produção, como por exemplo o petróleo, isso vai acarretar um aumento dos preços de todos os produtos derivados desse componente e isso pode ter impactos profundos na qualidade de vida e sustento da população.

Por fim, a inflação inercial é causada pelo impacto psicológico de inflações passadas que tenham atingido níveis muito altos ou por períodos muito prolongados. Neste caso, não é incomum ver agentes econômicos praticarem aumentos sistemáticos de preços para se resguardar. Acabam, com isso, provocando inflação.

Índices de inflação

Uma queda nos índices de inflação não significa uma diminuição geral dos preços, significa apenas que ainda estão crescendo, mas numa velocidade menor. Na verdade, uma queda generalizada dos preços é chamada de deflação, algo bem fora da realidade do Brasil, que é marcado por grandes pressões inflacionárias em sua história.

Para se ter uma visão melhor dos cenários de inflação são usados índices para medir o aumento dos preços. O principal, Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), é considerado como índice oficial pelo Governo Federal. O IPCA acompanha, por exemplo, a evolução dos preços de moradia, alimentação, consumo, entre outros.

Porém, alguns outros índices também são usados para mensurar o aumento no preço de bens e serviços. Como exemplo, há o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), usado para medir os preços gerais do mercado e serve também como referência para a correção de preços e valores em contratos.

A melhor forma de se proteger contra a inflação é fazer um investimento inteligente com quem entende do assunto, com taxas e rendimentos mais interessantes e com mais vantagem do que um banco. Se quiser saber mais, entre em contato conosco.

Conheça nossos simuladores
de investimento gratuitos

Simulador de carteira

O caminho mais curto entre dois pontos é uma reta. E o caminho mais curto para seus sonhos é investindo. Use nosso simulador de carteira e tenha tranquilidade para realizar o que deseja.

Comparador de fundos

A gente ainda não consegue te ajudar a escolher entre pizza ou hambúrguer, mas se você quiser comparar dois fundos de investimento fica fácil. É só clicar abaixo.

Simulador de Fundos

Tudo que você precisa saber para tomar decisões é observar os números. Com nosso simulador você terá rentabilidade histórica e outros dados que vão te ajudar a engordar seu cofrinho.

Reserva de emergência

Antes de sair por aí pedalando você precisou de rodinhas, não é? Assim é a reserva de emergência. Descubra com este simulador qual o valor ideal para a sua reserva.

Newsletter

Invista no seu futuro com mais conhecimento sobre educação financeira!
Assine nossa newsletter e aproveite a oportunidade de aprender a tomar decisões mais assertivas sobre seus investimentos.

Copyright © 2021 - Allê Robô Advisor Serviços Financeiros, Inovação e Tecnologia Ltda. - Allê Invest – Todos os direitos reservados.

Para maiores informações, dúvidas, reclamações, sugestões ou esclarecimentos, envie um email para consultoria@alleinvest.com.

Rua Dr Guilherme Bannitz, 126, 8 andar | Itaim Bibi | São Paulo | SP | CEP 04532-060

Allê Invest Consultoria é uma plataforma digital operada pela Allê Robô Advisor Serviços Financeiros, Inovação e Tecnologia Ltda. (Cnpj 36.276.804/0001-65). Todos os serviços de Consultoria de Investimentos, nos termos da CVM, são operados e de responsabilidade da ANDALUZ CONSULTORIA DE VALORES MOBILIÁRIOS LTDA., CNPJ 36.488.241/0001- 79, que exerce suas atividades também sob a marca Allê Invest e através desta plataforma tecnológica. A Robô Advisor Serviços Financeiros, Inovação e Tecnologia Ltda., por sua vez, não é uma instituição credenciada junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para prestar serviços de Consultoria de Investimentos, Assessoria de Investimentos ou de Gestão de Carteiras administradas, sendo tão somente uma plataforma digital que fornece tecnologia, facilita e intermedia a prestação de tais serviços , operando sempre através de seus parceiros devidamente regulados e licenciados. Usamos a terminologia "conta digital" para nos referir à gama de serviços de pagamentos e financeiros que oferecemos por meio de parceiros regulados. Atuamos como correspondente bancário de instituições financeiras nos termos da resolução 3.954, de 24 de fevereiro de 2011 do Banco Central do Brasil. A Allê Invest não é uma instituição financeira, somos uma instituição de pagamentos que, de acordo com as regras da circular No. 3.885 do Banco Central, ainda é dispensada de autorização prévia pelos atuais níveis de volumetria. Direta ou indiretamente, a Allê Invest oferece experiência de "conta digital" através de parcerias que viabilizam a experiência de conta digital para pessoas físicas e jurídicas por meio de contas de pagamento (com serviços idênticos às de tradicionais contas corrente, como transferências TED, DOC e PIX e boletos) e outros produtos que podem ser agregados a qualquer momento.

Open chat