Tudo o que você precisa saber sobre: Reserva de Emergência

Você já ouviu falar em reserva financeira? Sabe como fazê-la? Se você já possui, tem recursos o suficiente nela?

Vamos listar aqui as principais informações para que você possa planejar sua reserva e se for o caso melhorar o rendimento da que você já tem.

Mas afinal de contas, o que é reserva financeira de emergência?

Conforme o próprio nome diz, essa reserva é feita exatamente para qualquer tipo de imprevisto que envolva um gasto inesperado, como: conserto de carro, tratamento de alguma doença e até mesmo algum acidente.

Infelizmente essa cultura de guardar um valor mensalmente não é muito propagada no Brasil, dentro da educação básica não existe a disciplina de educação financeira. Esse é um dos fatores que levam a elevados números de empréstimos, financiamentos, crediários e cartões de crédito.

Tenha em mente que uma reserva de emergência pode salvar suas contas ao final do mês.

Por onde começar?

A primeira coisa a se fazer é organizar suas contas, ou seja, você precisa saber exatamente

o quanto ganha e o quanto gasta.

Antes de iniciar a sua reserva, faça o levantamento de qual o valor total que você tem após

o pagamento das contas fixas no mês. O ideal é que essa organização leve em consideração a liquidação das contas atrasadas e a retirada de gastos desnecessários nesse momento.

Com a sua vida financeira organizada (ou grande parte), verifique qual o valor poderá guardar sem ter impactos negativos. Uma reserva de emergência bem consolidada deve ser constituída aos poucos e preferencialmente deve equivaler ao final de um ano o mesmo valor que você renderia com seu trabalho. Esse cenário é o ideal considerando o imprevisto de perder o emprego, por exemplo.

O valor destinado à sua reserva pode aumentar esporadicamente com algum ganho pontual, como décimo terceiro e férias.

Onde guardar minha reserva de emergência?

Se tratando de uma reserva de emergência a premissa é que você consiga retirar quando precisar, ou seja, é necessário liquidez.

Você pode sim investir na poupança, porém o rendimento não é alto quando comparado com outros fundos de renda fixa, como por exemplo:

Tesouro Direto Selic: rentabilidade diária, sendo 100% da Selic, o que retira o risco do mercado;
Fundos de Investimento com prazo de resgate curtos (D+0 ou D+1);
CDB com liquidez diária e rendimento de mais de 100% do CDI;

A poupança não é uma boa opção para a Reserva de Emergência, especialmente para depósitos após 03/05/2012, pois, rende 0,5% se a Selic for acima de 8,5% e rende 70% da taxa Selic se esta for abaixo de 8,5%. A chamada poupança antiga, ou seja, cujos depósitos são até 03/05/2012, são interessantes quando a Selic é maior do que 8,5%. Além disso o rendimento só ocorre uma vez ao mês, caso você precise retirar antes da data de aniversário da poupança, perderá todo o rendimento entre os dois períodos.

Dicas

Faça seu controle financeiro, o importante é não esquecer de imputar as informações e ter clareza suficiente para analisá-las;
Guarde sempre que possível mais dinheiro, assim conseguirá evitar compras parceladas;
Se guardar um valor mensalmente não está dentro das possibilidades, você poderá realizar atividades que gerem renda extra;
Fazer sua reserva financeira é um processo exclusivamente seu, portanto, se algo

não estiver conforme o esperado, pare e analise. Faça os ajustes que forem necessários;

Uma das dicas mais importantes é parar de dar desculpas para si mesmo.

Lembre-se: A reserva financeira é como pagar um seguro. Você tem um valor sempre disponível para utilizar quando necessário.

Quanto mais investir e aprender sobre o assunto, mais habilidade irá adquirir e mais rentabilidade terá.

Conte sempre com a Kokpyt para realizar a gestão dos seus investimentos. Estamos aqui para facilitar a sua vida e apoiar seu caminho no mundo financeiro!

Conheça nossos simuladores
de investimento gratuitos

Simulador de carteira

O caminho mais curto entre dois pontos é uma reta. E o caminho mais curto para seus sonhos é investindo. Use nosso simulador de carteira e tenha tranquilidade para realizar o que deseja.

Comparador de fundos

A gente ainda não consegue te ajudar a escolher entre pizza ou hambúrguer, mas se você quiser comparar dois fundos de investimento fica fácil. É só clicar abaixo.

Simulador de Fundos

Tudo que você precisa saber para tomar decisões é observar os números. Com nosso simulador você terá rentabilidade histórica e outros dados que vão te ajudar a engordar seu cofrinho.

Reserva de emergência

Antes de sair por aí pedalando você precisou de rodinhas, não é? Assim é a reserva de emergência. Descubra com este simulador qual o valor ideal para a sua reserva.

Newsletter

Invista no seu futuro com mais conhecimento sobre educação financeira!
Assine nossa newsletter e aproveite a oportunidade de aprender a tomar decisões mais assertivas sobre seus investimentos.