Você sabe o que é o efeito Come-Cotas?

Você sabe o que é o efeito Come-Cotas?

O efeito come-cotas é um fator que deve ser levado em consideração antes de refletir sobre aplicação em fundos de investimento, influenciando fortemente no resultado final e comprometendo parte dos rendimentos.

Os fundos de renda fixa, cambial e multimercado, por exemplo, são fundos que antecipam semestralmente a cobrança de Imposto de Renda, pois os investidores podem permanecer nesses fundos por prazo indeterminado. Buscando auferir rendimentos anuais e evitar recolher o imposto de renda sobre o ganho das aplicações somente no resgate, a Receita Federal antecipa essa cobrança sempre nos últimos dias úteis dos meses de Maio e Novembro, e essa antecipação é o que chamamos de Come-Cotas.

Enquanto que em produtos como o CDB, planos de previdência privada do tipo VGBL ou PGBL, fundos de ações, em que o I.R pode ser abatido somente na data de resgate, é possível verificar a rentabilidade um pouco superior, pela ausência do fator come-cotas ao longo do período de aplicação. Além disso, ao escolher um fundo de investimento, é importante estar atento às taxas de administração e à taxa de performance presentes em outros fundos, que também afetam a rentabilidade no futuro, influenciando diretamente no rendimento final.

Conheça nossos simuladores
de investimento gratuitos

Simulador de carteira

O caminho mais curto entre dois pontos é uma reta. E o caminho mais curto para seus sonhos é investindo. Use nosso simulador de carteira e tenha tranquilidade para realizar o que deseja.

Comparador de fundos

A gente ainda não consegue te ajudar a escolher entre pizza ou hambúrguer, mas se você quiser comparar dois fundos de investimento fica fácil. É só clicar abaixo.

Simulador de Fundos

Tudo que você precisa saber para tomar decisões é observar os números. Com nosso simulador você terá rentabilidade histórica e outros dados que vão te ajudar a engordar seu cofrinho.

Reserva de emergência

Antes de sair por aí pedalando você precisou de rodinhas, não é? Assim é a reserva de emergência. Descubra com este simulador qual o valor ideal para a sua reserva.

Newsletter

Invista no seu futuro com mais conhecimento sobre educação financeira!
Assine nossa newsletter e aproveite a oportunidade de aprender a tomar decisões mais assertivas sobre seus investimentos.